EcoMol Consultoria é contemplada com financiamento PIPE-FAPESP

EcoMol Consultoria foi selecionada para participar do Programa PIPE-FAPESP segundo ciclo de 2019, benefício concedido apenas para empresas que desenvolvem projetos inovadores e de grande potencial comercial

Pela segunda vez, a EcoMol Consultoria ingressa no Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), um programa de apoio à pesquisa científica e tecnológica em micro, pequenas e médias empresas do estado de São Paulo. No último dia 13 de novembro,  as pesquisadoras Renata Miotto, Lara Endres e Priscilla Villela participaram da cerimônia de anúncio das empresas selecionadas para o Programa na sede da FAPESP, em São Paulo, SP.

Pesquisadoras da EcoMol Consultoria durante anúncio das empresas selecionadas para participar do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), na sede da FAPESP, em São Paulo, SP.

O Programa tem como objetivo apoiar a pesquisa em ciência e tecnologia como instrumento para promover a inovação tecnológica, o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade das pequenas empresas. Para participar do Programa, empresas de todo o estado de São Paulo devem submeter propostas contendo uma equipe de excelência e um projeto de pesquisa inovador que levará ao desenvolvimento de um produto, processo ou serviço economicamente sustentável.

Ao fazer parte do Programa, a EcoMol Consultoria receberá financiamento para o desenvolvimento de técnicas moleculares de nova geração que permitam a identificação e o monitoramento da biodiversidade. Esse apoio será essencial para o aprimoramento das técnicas de DNA Metabarcoding e eDNA que já fazem parte do portfólio de serviços prestados pela empresa, como por exemplo, no levantamento e monitoramento das espécies de peixes que ocorrem nas áreas de influência de usinas hidrelétricas do país, bem como na identificação de espécies presentes em amostras de solo,  sedimentos e água.

Entre os anos de 2013 e 2016, a EcoMol Consultoria já havia sido beneficiária do Programa PIPE-FAPESP com um projeto de desenvolvimento de marcadores moleculares para o levantamento e monitoramento de carnívoros Neotropicais. O produto desenvolvido na ocasião representou uma economia de 80% nos custos em contraste às técnicas convencionais de identificação e genotipagem de amostras de fezes de carnívoros, com aplicação prática no inventário e monitoramento da biodiversidade, um dos pré-requisitos para a obtenção de certificação e licenciamento ambiental de empresas do setor de celulose, mineração, e sucroalcooleiro, por exemplo.

[/cmsms_text][/cmsms_column][/cmsms_row]

[cmsms_row][cmsms_column data_width=”1/1″][cmsms_text]

[/cmsms_text][/cmsms_column][/cmsms_row]