Reunião internacional de pesquisadores permitirá a troca de experiências e a discussão dos potenciais e desafios para a aplicação da técnica em regiões Neotropicais
Nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2021, de forma online, acontecerá o 1st Latin America eDNA Metagenomics Symposium, primeiro encontro de pesquisadores latino-americanos voltado para a discussão das aplicações e dos principais desafios do emprego do DNA ambiental (eDNA) para o levantamento da biodiversidade. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Genética da Conservação – PUC Minas, coordenado pelo professor Daniel Carvalho.
Com o advento dos sequenciadores de nova geração na última década, tornou-se possível fazer a leitura de quantidades ínfimas de material genético, como por exemplo, o DNA livre presente em amostras ambientais, como pequenos volumes de solo, água e sedimentos, ou até mesmo fezes e conteúdos dos tratos digestivos. O DNA ambiental é então, um material genético vestigial deixado no ambiente pelas espécies que o ocupam, a partir de secreções, descamações, excretas, dentre outros.
Apesar do enorme potencial de aplicação do eDNA para a identificação da biodiversidade, os desafios ainda são grandes, em especial nas regiões Neotropicais e superdiversas, em que as altas temperaturas, a radiação e a umidade tendem a degradar muito rápido o eDNA. Outro desafio é a utilização dos bancos de dados genéticos sobre a biodiversidade, que para alguns grupos taxonômicos, ainda são muito incompletos para a nossa região.
A EcoMol é patrocinadora do evento e suas pesquisadoras Renata Miotto e Priscilla Villela são as responsáveis pela condução da mesa redonda From theory to pratice: challenges in the validation and application of metabarcoding in environmental DNA of areas with high biodiversity, em que serão abordadas as experiências e o pioneirismo da EcoMol na condução de projetos baseados em eDNA.
Para ver a programação e fazer sua inscrição, clique aqui.