EcoMol está desenvolvendo tecnologia para o melhoramento genético e a conservação da garoupa-verdadeira

A empresa, em parceria com a psicultura Redemar Alevinos e o laboratório Lagoaa da Universidade de Mogi das Cruzes foi contemplada no âmbito do edital TECNOVA – FAPESP/Finep/MCTI com recursos disponibilizados para o desenvolvimento de um projeto tecnológico inovador no setor de aquicultura

As garoupas são peixes marinhos de ampla distribuição geográfica. Além de sua relevância ecológica como predadoras, possuem um papel significativo na produção aquícola mundial; apenas em 2015 aproximadamente 155 mil toneladas de garoupas foram comercializadas, correspondendo a um mercado de 630 milhões de dólares (FAO, 2017) .

A garoupa-verdadeira

Dentre as garoupas, a garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) é uma espécie nativa da costa brasileira e desperta interesse comercial nacional e internacional devido à qualidade da sua carne, sendo considerado um peixe de sabor superior. Entretanto, nos últimos anos a sobrepesca tem reduzido drasticamente os estoques naturais da espécie, tanto em abundância, quanto em ocorrência geográfica, evidenciando a necessidade de esforços e iniciativas empresariais para o desenvolvimento tecnológico de sua criação comercial. Assim, o sucesso da sua produção em cativeiro não acarretará apenas o desenvolvimento econômico de um novo setor aquícola no país, como também permitirá uma redução na depleção dos estoques pesqueiros naturais.

O domínio da reprodução em cativeiro da garoupa-verdadeira é difícil, já que seus exemplares desenvolvem o aparelho reprodutivo feminino e, posteriormente, alguns indivíduos desenvolvem aparelho reprodutivo masculino. Apesar disso, após anos de pesquisas, a equipe da Redemar Alevinos, uma piscicultura comercial localizada em Ilhabela-SP, conseguiu superar diversos desafios fisiológicos e técnicos relativos ao ciclo reprodutivo natural da espécie, chegando a uma produção em cativeiro de 30 mil juvenis de garoupa-verdadeira no ano de 2017.

Exemplar de garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) e tanques para produção da espécie em cativeiro nas dependências da empresa Redemar Alevinos, Ilhabela, SP. Fotos: Graziela Tarôco, 2020.

Nesse cenário, uma parceria firmada entre três instituições, a Redemar Alevinos, que domina na produção de alevinos e possui a estrutura necessária para reprodução dos indivíduos em cativeiro, a EcoMol, empresa que está sempre na vanguarda nacional em inovação tecnológica aplicada ao sequenciamento de DNA, e o Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura da Universidade de Mogi das Cruzes (Lagoaa), que atua fortemente no desenvolvimento científico da aquicultura há mais de 20 anos, foi recentemente contemplada no Edital TECNOVA com a disponibilização de recursos provenientes da FAPESP e da FINEP/MCTI para o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para o setor de aquicultura. de

Desenvolvimento tecnológico

A proposta aprovada, que deve ser executada em até dois anos, prevê o desenvolvimento de um Chip de DNA como ferramenta para a seleção de matrizes e o melhoramento genético da garoupa-verdadeira. A aplicação do Chip será feita no sistema Fluidigm, uma plataforma de genotipagem automatizada e de grande escala, sendo a EcoMol a única empresa privada do país a contar com ela para a prestação de serviços.

Os produtos gerados com essa iniciativa consistem nas primeiras etapas para implantação de programas de melhoramento genético de garoupa-verdadeira, um setor que ainda se encontra atrofiado no Brasil.

A tecnologia também poderá se expandir para todas as cadeias produtivas da aquicultura brasileira, bem como para espécies potenciais ainda em fase de domesticação (e.g. pacu e seus híbridos; tilápia; tambaqui e seus híbridos; carpas; pintado; ostras e mariscos; rãs; camarões; algas; e algumas espécies de peixes marinhos).  

Por fim, para além dos objetivos comerciais, poderá colaborar com a redução do interesse pela pesca predatória da garoupa-verdadeira, uma vez que será possível abastecer o mercado consumidor com produto padronizado e com rastreabilidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

oito + quatro =