Publicação científica traz técnica desenvolvida pela EcoMol para identificação molecular de ovos e larvas de peixes

Técnica de DNA metabarcoding foi utilizada para identificar a ictiofauna em áreas de influência de hidrelétrica da região amazônica

Para identificar possíveis efeitos de barragens sobre a fauna de peixes migradores, a EcoMol desenvolveu, em colaboração com o Prof. Dr. Alexandre Hilsdorf, uma técnica molecular para a identificação de ovos e larvas de peixes coletados no Rio Teles Pires, incluindo seus tributários e o reservatório da hidrelétrica.

A identificação molecular a partir do sequenciamento de DNA em plataforma de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) é uma alternativa à usual e desafiadora identificação morfológica dos estágios larvais iniciais e dos ovos depositados por essas espécies.

Etapas da identificação molecular de ovos e larvas de peixes. Fonte: Silva et al. (2023)

No estudo recém-publicado, mais de cinco mil ovos e larvas foram analisados por meio da técnica de DNA metabarcoding, permitindo a identificação de mais de 40 espécies de peixes, dentre elas, 27 espécies de peixes migradores, presentes principalmente nos afluentes à montante da barragem, e em menor frequência na área do reservatório.

O estudo destaca o grande potencial da técnica no biomonitoramento da ictiofauna e na identificação de locais de desova, ajudando a definir diretrizes para a gestão da pesca e a conservação eficaz das populações de peixes em áreas de influencia de hidrelétricas. A técnica já vem sendo empregada rotineiramente pela EcoMol em prestações de serviços por todo o país.

Você pode conferir o estudo na íntegra aqui.