EcoMol conclui treinamento em empreendedorismo

Curso intensivo oferecido pela FAPESP testa e aprimora o modelo de negócios de startups de inovação em tecnologia

A EcoMol Consultoria foi uma das 21 empresas selecionadas pela FAPESP para participar da 16º edição do Programa PIPE Empreendedor. O Programa, encerrado no último dia 17/11, forneceu dois meses de treinamento em empreendedorismo de alta tecnologia. Esse curso é realizado junto a empresas com projeto PIPE aprovado, cujos serviços apresentem elevado potencial de aderência ao mercado.

O PIPE Empreendedor foi lançado em 2016 a partir de uma parceria entre a FAPESP e a George Washington University e visa fortalecer os benefícios econômicos e sociais dos serviços de empresas que trabalham com inovação nas mais diversas áreas, de modo a acelerar o desenvolvimento tecnológico do país.

No âmbito do projeto PIPE, a EcoMol se propõe a prestar serviços com a aplicação de técnicas moleculares de última geração (e.g. DNA Metabarcoding) para gerar informações que permitam a mitigação de impactos em empreendimentos hidrelétricos, um uso ainda inédito no Brasil. Com esse projeto, é esperada uma redução significativa dos custos de identificação da ictiofauna em reservatórios, do tempo de execução, e principalmente, uma maior precisão nas espécies identificadas.

A participação da EcoMol no curso ajudou a posicionar a empresa no mercado, com a definição dos seus principais clientes, bem como dos valores agregados aos serviços oferecidos. Foi capaz também, de evidenciar que a ferramenta proposta pode ter um alcance muito mais amplo do que o esperado, identificando além da ictiofauna em ambientes aquáticos (rios, lagoas ou riachos), outros grupos de organismos, fornecendo respostas a segmentos como usinas de geração de energia eólica, empresas mineradoras, produtoras de papel e celulose, ou qualquer outro segmento que gere impactos e necessite de monitoramento ambiental.