Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade

O tamanho populacional e a distribuição de uma dada espécie em uma determinada área são parâmetros ecológicos fundamentais. Quando monitorados ao longo do tempo, as variações nesses parâmetros nos permitem avaliar a(s) sua(s) causas, que podem ser naturais ou em resposta a alguma atividade humana.

Parâmetros populacionais podem ser de difícil estimativa, especialmente quando se trata de estudos com animais de comportamentos elusivos, como carnívoros terrestres. Nesse contexto, a utilização de fezes para a obtenção do material genético torna-se uma importante alternativa, já que o isolamento do DNA fecal permite a correta identificação da espécie provedora, aumentando a confiabilidade das análises de distribuição e abundância. A partir de amostras coletadas de modo não invasivo é possível ainda, identificar indivíduos e seus graus de parentesco, estimar a razão sexual, o grau de estruturação e variabilidade genética das populações naturais.

Nossa equipe tem ampla experiência na condução de estudos ecológicos que utilizam-se da amostragem indireta de indivíduos, identificando organismos a partir do DNA obtido em, por exemplo, fezes, saliva, carcaças ou penas. Assim, podemos auxilia-lo no delineamento, coleta e análises genéticas populacionais de seu projeto de monitoramento da biodiversidade.